quarta-feira, 2 de junho de 2010

Afinal o que é Stereo Enhancer?

Afinal o que é Stereo Enhancer?
Já comentei isso com você, “Stereo Enhancer” é um plugin (ou uma função de mesa de som ou efeito) que espalha um som nos canais do campo estéreo. Muitas vezes, aquele CD que você houve um efeito na voz do artista mas não sabe dizer o que é na verdade não basta da adição desse plugin. Você pode acha-lo gratuitamente (clique aqui) vários tipos desse plugin (DX e VST) ou ainda comprar os mesmos (Waves Shuffler, Izotope Ozone, Waves 5 Space, etc..) porém existe uma maneira mais fácil de você produzir esse efeito sem gasta nada, sem baixar, sem fazer nada, apenas seguindo essas dicas:

1.Zona morta
É chamado assim, porque se você pegar um “Stereo Analyser” vai ver que independente do pan, o som ficar sempre igual. Esse tipo de coisa acontece tanto em gravação mono, quanto a estéreo e os motivos podem ser: faseamento errado, erro de conversão A/D ou até mesmo D/D (DAW para sample), conflito de efeitos, ruídos elétricos, etc... Porém o principal fator é que quando gravamos podemos ouvir o instrumento soando como queremos sozinho, porém na mixagem ele irá depender do conjunto inteiro. A maioria dos estúdios pequenos e gravações caseiras geralmente “matam” o som por não ver esse detalhe. Quando comecei a trabalhar com isso, um músico me deu o seguinte conselho (que sigo até hoje): instrumentos graves para esquerda, instrumentos agudos para direita. A verdade é que ele me deu esse conselho por um motivo que ele mesmo desconhecia: fazer um “stereo enchancher”. A zona morta aparece em 99% das gravações quando não adição de algo que expanda o campo estéreo, como delay ou reverb. Esse video representa bem a "zona morta" e depois como ela vai se abrindo com auxílio da mixagem.



2.1 mono + 1 mono é igua a 1 estereo!
Se o estéreo é junção de 2 canais mono, porque gravar tudo estéreo? A maioria dos estúdios gravam em estéreos para “reforçar o som”, mas se você estiver usando um simples equipamento ou até fazer sua música “soar alta” não é uma obrigação. O truque abaixo também funciona com sons estéreos também.
Aqui a lógica é bem simples. Som está na zona morta, porque não há outro para preencher o campo estéreo. Mas se colocáramos 2 sons iguais em 2 pistas separadas e dividir um para esquerda e outro para direita o resultado no aux (ou máster) será que teremos um stereo enhancer porque os 2 sons preencheram o espaço.

3.Usando um efeito estéreo.

Quando pegamos um plugin ou um equipamento onde há possibilidade de fazer um estéreo (geralmente quando é equipamentos possue duas entradas e duas saídas)podemos fazer um stereo enchancer, poré, como você irá passar o efeito no som, lembre-se que em excesso o efeito irá aparecer no som! Os melhores efeitos para fazer isso são delay, phase sift e chorus.

4.Stereo Analyser

Porém pra você mexe num stereo enhancer vai precisar de um stereo analyser. Naturalmente, não é uma ferramenta obrigatória assim como o analyser (pois podemos usar ou ouvido para isso) mas irá te auxiliar muito porque como a gente não consegue ver o som, ele mostrará como anda se comportando o nosso campo estéreo. Muitos conflitos onde os sons ficam “fora de fase” são facilmente resolvidos aqui.Clique aqui para baixar alguns gratuitos.

Confira minha minha música You can´ hate pra ouvir um “Enchancer manual”.



Não deixe de ler essa matéria, onde Dennis Zasnicoff
fala sobre o mesmo assunto!

Abraços!

Nenhum comentário: